Até que enfim consegui fazer o prometido post sobre a Rio+20! Já se passaram algumas semanas e ainda estou tentando "digerir" tudo o que aconteceu durante aqueles dias no Rio de Janeiro. Acho que ainda vai demorar um pouquinho pra isso acontecer....
Participei mais ativamente da Cúpula dos Povos, um evento promovido pela sociedade civil, que foi excluída dos debates da Conferência da ONU (Rio+20). Durante alguns dias, a Aterro do Flamengo foi palco de um verdadeiro ajuntamento de povos. Lá aconteceram diversas palestras, oficinas, debates, apresentações artísticas e inúmeras manifestações. Muitas vezes me senti em uma verdadeira "torre de babel" em meio a grande diversidade de sons, cheiros e cores. Foi lindo ver toda essa diversidade reunida buscando um mundo mais justo e sustentável.
![]() |
Diversos tipos de artesanato em todos os cantos da Cúpula: expressão cultural e artística de vários povos. |
![]() |
Tenda do artista plástico Vik Muniz, que assim como no documentário "Lixo Extraordinário" construiu uma linda obra de arte com sucata.
Pelas ruas do Rio de Janeiro passaram várias manifestações. A maior delas foi a Marcha dos Povos, que juntou cerca de 80 mil pessoas. Foi emocionante!
|
Após o término da Rio+20, muitos ficaram desanimados com as negociações oficiais, que privilegia a economia e não a sustentabilidade. Mesmo na Cúpula dos Povos havia uma falta de conexão entre ideologias. Cada grupo "levantava sua bandeira" e parecia não perceber a importância da união para conseguir fazer algo maior.... Li um texto da jornalista Giuliana Capello (blog Gaiatos e Gaianos) que faz uma reflexão muito boa sobre a Rio+20 e expressa muito bem essa falta de união, dá uma olhada aqui.
Acredito que não devemos nos deixar tomar pelo desânimo. Tem muita coisa boa sendo feita e pessoas com vontade de tornar o mundo em um lugar melhor. A Rio+20 não acabou, é apenas um começo para diversas transformações na nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo e o nosso próximo. Afinal, ainda temos muita coisa a fazer!
![]() |
O mundo idealizado pelas crianças em painel no Pier Mauá.
|
Quata coisa linda.Tomara resultados sejam assim também! beijos,chica
ResponderExcluirAssim também espero, Chica! Beijos.
ExcluirQue ótima experiência hein Carina?
ResponderExcluirRealmente temos muito a fazer pelo nosso planeta!
Conscientizar as pessoas disso já é um grande passo! Mas não pode parar por aí, temos que pensar em ações, mesmo que pequenas, mas cada um fazendo a sua parte, já teremos um bom resultado, não acha?
Estou adorando o seu blog!!!
Beijos
Obrigada, Clara! Beijos!
ExcluirParabéns pelo post Carina! É difícil resumir tudo que vimos em um espaço onde acontecia tanta coisa.
ResponderExcluirCom certeza muitos frutos virão :)
beijos!
Com certeza, Nathalie! Acredito nesses frutos que virão! :) Obrigada pela visita! Beijos
ExcluirAh que legal... vc esteve lá... e aconteceu!
ResponderExcluirbeijos, agora vou ver o que a Lidi falou sobre vc, no bicha fêmea.
Oi Joana! Seja bem-vinda! Beijos
Excluir