Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

junho 10, 2013

Hoje não tem carne!


Motivada pelo projeto "Segunda Sem Carne", decidi diminuir a quantidade de carne ingerida durante a semana e assim ter uma alimentação mais consciente. A campanha é muito legal, pois "se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores".  

No meu primeiro dia "sem carne" testei uma receita do próprio site da campanha: "Lascas de batata-doce salteadas com tofu crocante", mas fiz algumas adaptações com os ingredientes que tinha em casa. A maioria dos ingredientes que usei na receita era orgânica. Ficou uma delícia! :)


Lascas de batata doce salteadas com tofu crocante 

Ingredientes para duas porções:
01 batata doce
1/2 xícara de nirá picado (usei cebolinha)
100g de shitake em fatias
02 colheres de sopa de saquê seco (usei cachaça)
01 tomate sem semente picado
200g de tofu firme em cubos
1/2 xícara de hortelã picado
03 colheres de sopa de gengibre ralado
1/2 xícara de azeite
01 colher de sopa de vinagre de laranja (usei vinagre de arroz)
Óleo de gergelim a gosto
Sal / pimenta a gosto

Modo de preparo:

Tofu crocante:
Misturar  em uma tigela o hortelã, o gengibre, o azeite e o vinagre e regar o tofu picado. A receita original pede para deixar marinando na geladeira por 24h, mas como eu estava com pressa deixei apenas alguns minutos.  Levar a mistura ao forno alto (280°C) até ficar crocante e dourado, sacudindo a assadeira de vez em quando para que assem por igual. Desligue o forno e reserve aquecido.

Salteado de batata doce:
Corte a batata doce ao meio e corte em lascas finas. Reserve.

Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e refogue a cebolinha em fogo baixo até amaciar. Aumente o fogo para médio, adicione o shitake e salteie rapidamente. Adicione o saquê e os tomates e salteie novamente por uns 2 minutos. Reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhando até os tomates começarem a desmanchar.
Enquanto isso, ferva água em uma panela larga e escalde as lascas de batata doce, deixando-as cozinhar por uns 2 minutos. Escorra e despeje direto na frigideira do refogado. Misture bem e deixe por uns minutos para os sabores se misturarem.
Adicione o tofu crocante (sem o caldo que ficou na assadeira), tempere com sal e pimenta e misture.
Desligue o fogo e finalize com um fio de óleo de gergelim.

Para conhecer mais sobre a campanha, acesse: http://www.segundasemcarne.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário