Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

março 23, 2012

O que fazer com o remédio que sobrou?

Não sou o tipo de pessoa que toma remédios para qualquer "dorzinha". Na verdade, essa é a minha última opção, pois sempre dou preferência para os chás, própolis (uso para quase tudo!) ou uma alternativa mais natural. Mas, nem sempre podemos fazer essas escolhas... Em algumas situações precisamos tomar medicação conforme prescrição médica, porém quase não utilizamos tudo e o prazo de validade expira. E aí, o que fazer?


Imagem: Kozzi.com

É claro que não devemos usar medicamentos vencidos, então a opção que temos é jogar fora. Mas, fica a dúvida: "qual o local mais adequado para o descarte"?


Os medicamentos vencidos não devem ser descartados no lixo comum ou esgoto, pois podem causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo, a água e o ar. Sabendo disso, sempre tive muitas dúvidas sobre o que fazer com os meus medicamentos vencidos, assim eu acabava guardando esses resíduos com a esperança de descobrir pontos de coleta. Eu já havia lido sobre programas de descarte consciente na cidade de São Paulo, mas tive dificuldades de encontrar esse serviço em minha cidade.



Imagem: Programa Descarte Consciente

Recentemente, descobri (através de uma aluna) o Programa de Descarte Consciente, uma ação promovida por farmácias,  laboratórios farmacêuticos e órgãos públicos. Nas farmácias participantes, existe uma estação de coleta para facilitar o descarte de medicamentos. Infelizmente, o programa ainda não está presente em todas as regiões do país, mas já é um começo!


Para saber se a sua cidade é atendida pelo projeto, acesse: http://www.descarteconsciente.com.br




 

11 comentários:

  1. Oi flor, vim retribuir a sua visita...que bom que gostou do meu depoimento. Falar de maternidade pra mim é muito fácil...é amor puro e logo logo saberá do que estou falando.

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  2. Carina, vou te seguir, pois também gosto de uma natureza limpa e de produtos naturais.. Quanto ao própolis, eu tenho tomado o extrato de própolis no inverno e tem me protegido dos fortes resfriados que em função do nosso clima frio faz a gente ficar muito vulnerável as doenças respiratórias. Um bj e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a própolis é um "santo remédio"! No inverno, então, não fico sem! :)

      Obrigada pela visita e seja bem vinda!

      Abraços, Carina

      Excluir
  3. Que legal este post Carina! Eu também não sabia o que fazer com os remédios vencidos... Fiquei feliz em saber que Campinas tem postos de recolha!
    Obrigada pela dica!!
    Beijos e saudades!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! Agora quando você voltar para o Brasil, já sabe o fazer, né? :)

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Oi flor! Puxa eu não sabia disso, que ideia bacana!!! Também não sou de consumir muito remédio, mas é sempre bom saber que destino eles devem tomar quando descartados! =) Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Ainda são poucos postos de coleta, mas já ajudam bastante na destinação correta, né? Beijos e ótima semana! :)

      Excluir
  5. oi, Carina!
    q bom te conhecer... vamos trocar figurinha sim!
    esse tema dos remédios eu estava justamente procurando saber!!!
    meu filho andou resfriado e dei uma geral na caixinha de remédios: vi em algum programa(acho q foi no NBlogs) q podemos levar os remédios fora d avalidade p a famácia e eles devem retornar aos laboratórios p o descarte correto, mas ainda não levei. Será q funciona mesmo?
    Bjão
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane! Bom te conhecer, também!

      Eu ainda não levei meus medicamentos aos postos de coleta, pois os que tenho ainda estão dentro da validade... Mas, acredito que funciona sim, pois o projeto conta com a parceria dos laboratórios farmacêuticos. Ah, lembrando que eles aceitam embalagens vazias, também! Bom, né?

      Beijos e seja bem vinda! :)

      Excluir
  6. putz, Carina, levei os remédios mas não aceitaram na farmácia. o rapaz me falou que precisa chamar a Comlurb. Acontece q a Comlurb junta tudo... ai a coisa não funciona, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris... Que pena! Eu sei que aqui em Campinas funciona. Tente ver em outra farmácia que participe do projeto. Com certeza se você enviar para a Comlurb irá para um aterro comum...
      Beijos.

      Excluir