Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

março 22, 2012

Para celebrar o Dia Mundial da Água

Hoje é celebrado mundialmente o Dia da Água, data recomendada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) e oficialmente comemorada a partir do ano seguinte. 


Utilizar esse recurso de forma consciente é uma preocupação que devemos ter sempre. Moro em um condomínio onde a água ainda não é cobrada individualmente, assim o consumo inadequado não é muito percebido pelo bolso dos usuários. Mesmo assim, na minha casa adotamos pequenas atitudes para economizar e utilizar adequadamente a água:

* Torneiras fechadas: durante a escovação dos dentes, lavagem de louça ou roupa a torneira é aberta somente quando necessário. 

*Banhos mais rápidos: tentemos tomar banhos rápidos e fechar a torneira enquanto nos ensaboamos. 

*Lavagem consciente de roupas : Acumulamos a maior quantidade de roupas possível para uma lavagem única na semana. Se a roupa não estiver muito suja, reaproveitamos a água para lavar outras peças utilizando a função de “reaproveitamento de água” da máquina de lavar. Além disso, utilizamos a água do enxague para lavar o piso da cozinha.

*Verificação de vazamentos: Sempre prestamos atenção se as torneiras, chuveiros, descargas e encanamentos estão funcionando devidamente.

Sem o consumo responsável, olha quanta água desperdiçamos:


É assim, contribuindo com o seu grãozinho de areia que podemos mudar a realidade de nosso planeta!

Para saber mais:
http://www.unwater.org/worldwaterday/about.html
http://www.sosma.org.br/blog/?p=8046
http://www.projetohydros.com


E vocês, o que fazem para ajudar a preservar esse recurso?


4 comentários:

  1. Olá!
    Obrigada pelo carinho!!!
    Sua comemoração deve ter ficado muito linda!
    Se não mudarmos nossos pensamentos e a forma de agir a gora, o fim da água em abundância será inevitável. EU faço a minha parte. Mas mesmo assim não durmo tranquila porque sei que estamos longe dessa conscientização. Uma pena!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiana!

    Verdade, acho que ainda estamos bem distantes dessa conscientização e principalmente, mudança de valores. Mas, não podemos perder a fé, não?

    Beijos,

    Carina.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Carina !!!A Fé é tudo !!!!!

    ResponderExcluir