Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

julho 16, 2012

Mega Artesanal 2012 e a sustentabilidade

Sempre tive curiosidade em participar da Mega Artesanal em SP e esse ano eu fui conferir as novidades de mais uma edição da feira.  Eu não tinha ideia do que iria encontrar pela frente! Cheguei ao local logo após a abertura e ainda estava tranquilo para ver as coisas com calma. Como estou numa fase "arteira", descobrindo várias habilidades manuais, fiquei maluca com tanta coisa linda! Mas, logo os corredores da feira ficaram repletos de mulheres querendo fotografar e comprar tudo o que via pela frente...  A minha sorte é que logo no início encontrei alguns artesãos que trabalham com material sustentável, era isso que eu queria! 


Essas cestas artesanais são produzidas através do Programa de Conservação e Manejo da Arara-Azul-de-lear. Para evitar a extinção dessa ave, o programa incentiva as comunidades regionais da caatinga nordestina a produzir peças artesanais com a palha do licuri. Os artesãos aprendem uma técnica de retirar a folha sem prejudicar a árvore, assim o liculizeiro poderá produzir frutos e fornecer alimento para as araras. Um projeto muito interessante sobre conservação ambiental e geração de renda para as comunidades tradicionais.


Fiquei encantada com o trabalho de Ronaldo Moreira! Artesão muito talentoso que transforma sucata em arte. Esse vaso e suas flores foram confeccionados com jornal, já o Puff (que segundo o artesão suporta até 150 kg!) foi construído com garrafas Pet e papel.


Essas bolsas foram feitas com  restos de tecido trançados em tear, um lindo trabalho do grupo Mulher Cidadã Santo Amaro (SP).






Fiquei um bom tempo no estande da SUTACO. Lá estavam expostos diversos artesanatos sustentáveis, como bolsas com materiais reaproveitáveis,Puff de garrafa Pet, cestos, esculturas, brinquedos... Um verdadeiro show de criatividade!


Em outros cantos da feira também havia exemplos de reaproveitamento de materiais aliados ao bom gosto. Gostei muito dessa luminária feita com Pet e das garrafinhas com flores de restos de tecido (até aproveitei a inspiração e fiz uma em casa para presentear uma amiga!). 

E aí, gostaram?




8 comentários:

  1. Que lindo Carina! Amei! Principalmente o projeto com a palha do licuri.
    Precisamos combinar o dia para fazer o album.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei esse projeto muito bacana! Vamos marcar, sim! Estou doida para fazer esse álbum... Beijos

      Excluir
  2. Muito legal Cá! Aqui em Rondonia o que encontrei de diferente foi um porta papel higienico bordado feito de Pet. Quando encontrar outro artesanato sustentável tirarei foto para te mandar. Bj

    ResponderExcluir
  3. Adoro visitar essas feiras pela criatividade das pessoas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carina
    Amei !!!
    Adoro estas demonstrações de cuidado com o verde !!
    Se voce quiser,a Terezinha pode fazer um passo a passo do puff....
    Entra em contato com ela:
    teresamoraes_7@hotmail.com
    mil beijocas e Parabéns pela postagem....
    A Terezinha me deu um puff que está tão bonito que parece uma mesa antiga.....

    ResponderExcluir