Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

janeiro 25, 2013

Eco Destinos: Pousada em Visconde de Mauá - RJ

Sim, estou viva! Depois de tanto tempo longe da blogosfera, volto com as energias renovadas e muitas ideias para esse espaço aqui. Uma delas é postar dicas de destinos ecológicos para viagens ou passeios de final de semana. Vamos lá?

O primeiro Eco Destino será na região de Visconde de Mauá,  localizada na Serra da Mantiqueira, bem na divisa dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A região é vizinha ao Parque Nacional do Itatiaia e  oferece uma grande quantidade de belas cachoeiras, rios e piscinas naturais com águas cristalinas.

Esse antigo reduto da galera alternativa é  hoje um local que atrai muitos casais e famílias em busca da tranquilidade e friozinho da serra. Além das belezas naturais, a região oferece uma  variedade de pousadas, restaurantes e lojinhas de artesanato (adoro!).

Passei os primeiros dias do ano em Mauá com meu marido e acertamos em cheio a hospedagem que escolhemos! Ficamos na Pousada Fazenda Rio das Pedras,  um lugar lindo e centenário que já foi uma fazenda produtora de leite e hoje tornou-se uma pousada muito tranquila e charmosa. Os proprietários tem grande conscientização ambiental e adotam práticas sustentáveis, como a  separação de resíduos sólidos para reciclagem (que são levados para Resende/RJ), utilização de lâmpadas  fluorescentes econômicas, reutilização de materiais de construção e reflorestamento com espécies nativas em vários trechos da fazenda.  

A hospitalidade dos proprietários e funcionários é uma atração à parte! No último dia passamos uma manhã num papo muito gostoso com o Marcelo (proprietário da pousada), que nos contou um pouquinho as histórias da fazenda na época de seu bisavô. 


Além de tudo isso, tenho que frisar que o café da café da manhã é maravilhoso, com delícias típicas de fazenda (pães, geleias, queijos, iogurte....) produzidas no próprio local.... Ai, só de lembrar dá água na boca! Se interessou? Olha o site deles aqui.

Vale lembrar que recentemente o acesso para Visconde de Mauá foi facilitado com o asfaltamento da rodovia de acesso às vilas, o que aumentou o número de turistas. A boa notícia é a presença de duas estações de tratamento de esgoto (ETE) que contribuem para o desenvolvimento do turismo sustentável da região. Bacana, né?

Bom final de semana! :)

4 comentários:

  1. lindas fotos! Espero em breve conhecer esse lugar! Abraço! Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalie! Vale a pena conhecer, estou doida pra voltar! :) Bjs

      Excluir
  2. Carina, que delícia de ligar... já estou 'fuçando'o site deles, rs.

    Obrigada por postar!

    http://fabi-anselmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo, mesmo!
      Obrigada pela visita e seja bem-vinda! Bjs :)

      Excluir